Reestruturação do Campeonato de Portugal

Milan de 2006/2007



    Este Milan era uma equipa composta por excelentes executantes técnicos que conseguiu dar ao clube a Liga dos Campeões após a derrota na temporada 2004/2005 conseguiu a sua desforra e venceu o Liverpool que os tinha derrotado em 2004/2005.
     O sistema base de Carlos Ancelotti era o 4-4-2 e o Milan era uma das equipas mais completas de sempre com jogadores como muita qualidade de passe o que facilitava um estilo de jogo de futebol apoiado.
Fig.1.Equipa inicial do Milan


     No processo ofensivo o Milan era uma equipa que jogava um futebol mais apoiado com Kaká a descer no terreno e a jogar mais como médio ofensivo do que como um segundo ponta de lança permitindo a um dos médios centros, por norma Seedorf, que procurasse a desmarcação em profundidade entre os centrais para que estes fossem apanhados mal posicionados e através de um passe em profundidade conseguisse criar perigo para as balizas adversárias. O equilíbrio era garantido por Gattuso que normalmente fazia a cobertura aos restantes médios centros, os restantes médios tinham duas funções a de Pirlo era fazer passes de rotura para Kaká e Inzaghi que tinham uma excelente capacidade de desmarcação enquanto Ambrosini e Seedorf eram mais condutores de bola e tinham como objetivo pegar na bola junto a Pirlo e Gattuso e leva-la até uma zona perto da grande área e depois decidiam pelo remate, cruzamento ou passe. Por sua vez Inzaghi tinha a liberdade total para se movimentar pela zona ofensiva a procura de uma zona sem adversários para poder rematar à baliza adversária.



Fig.2. Posicionamento ofensivo com um dos médios centro em condução de bola.

Fig.3.Troca de bola entre os médios para tentar avançar no terreno com a bola controlada.

Fig.4.Contra-ataque.


     No processo defensivo o Milan era uma equipa muito coesa que era muito difícil de ultrapassar pois tinha dois excelentes centrais, a melhor dupla da altura, que controlavam muito bem a profundidade e entendiam-se perfeitamente e não davam muito espaço aos avançados adversários. No meio campo os quatro médios eram muito fortes defensivamente e tinham uma excelente capacidade de desarme e de antecipação que era mais visível Seedorf e Gattuso e uma grande qualidade de posicionamento que era mais visível em Pirlo e Ambrosini, fazendo uma primeira linha de pressão à frente da defensiva que era muito boa e muito complicada de transpor. Inzaghi descia no terreno e juntamente com Kaká faziam pressão no médio mais recuado das equipas adversárias deixando os defesas trocar a bola entre si jogando com o bloco mais recuado.

Fig.5.Posicionamento defensivo num contra-ataque adversário.

Fig.6.Posicionamento da linha defensiva e dos dois médios mais defensivos.



Fig.7.Posicionamento defensivo numa visão superior.



     Esta equipa do Milan foi das melhores da década passada conseguido ganhar a Liga dos Campeões não tendo o mesmo destino no campeonato Italiano pois o clube foi sancionado com a perda de 8 pontos por estar envolvida em escândalos de corrupção não tendo conseguido recuperar dessa desvantagem de 8 pontos e focando-se totalmente na Liga dos Campeões o que acabou por ser uma decisão acertada.









































Comentários