Reestruturação do Campeonato de Portugal

Jesus fez com Gelson o que Guardiola fez com Douglas Costa.


     A ideia de Jorge Jesus foi fazer com Gelson Martins o mesmo que Pep Guardiola fez com Douglas Costa.
     Esta ideia baseia-se em três ideias:
         -Circulação de bola do lado contrário ao que o jogador alvo joga.
         - Variação rápida de jogo para o jogador alvo.
         - Criação de vantagens para o jogador alvo.
    Jesus procurou usar estas ideias o ano passado no estilo de jogo do Sporting, recorrendo a elas em grande parte das partidas principalmente quando o resultado não era o desejado.
    O Sporting fazia a saída de bola quase sempre por Coates permitindo ao lateral esquerdo avançar mais no terreno para ser mais fácil fazer circulação de bola no lado esquerdo quando Coates soltava a bola para William e este entregava ao extremo ou ao defesa esquerdo.
   Quando a bola entrava na esquerda Adrien chegava perto deles para que fosse possível fazer circular a bola por jogadores do Sporting naquele lado do campo se a perder, o mesmo acontecia no Bayern de Munique com Xabi Alonso a dar apoio à circulação, mas no caso do Bayern acontecia à direita.
     Esta circulação acontecia ate que as equipas adversárias deixassem o lado contrário com apenas o homem de marcação proporcionado assim uma situação de 1x1.
     Quando isto acontecia faziam chegar rápido a bola a William ou Coates no caso do Sporting e no caso do Bayern de Munique a Xabi Alonso para que pudessem variar rápido o jogo e permitir a Gelson no Sporting e Douglas no Bayern usarem o facto de estar apenas com um defesa perto para criar perigo às balizas adversárias.

     Com isto conseguiram que Gelson e Douglas Costa fizessem as melhores épocas das suas carreiras sendo decisivos em muitos dos golos que as suas equipas fizeram ao longo da época.

Comentários