“CALMA, QUE ELE VAI ESTAR LÁ!”

A Juventus e o treino em circuito.


 “O treino em circuito consiste em realizar várias estações, podendo ser também por número de repetições.” (BOSSI 2001)
  O treino em circuito pode ser aeróbio ou anaeróbio, sendo o treino anaeróbio mais estimulante para desportos acíclicos como é o caso dos desportos coletivos. Ainda sobre os desportos coletivos, o treino em circuito permite treinar em pequenos grupos divididos por estações diferentes possibilitando assim o trabalho de toda a equipa ao mesmo tempo, misturando exercícios específicos da modalidade em questão assim como exercícios de força clássicos.

   Como no futebol o treino físico é parte integrante da preparação mas não é o foco principal o treino em circuito traz outras vantagens como o facto de ser económico a nível de tempo investido no treino assim como promove melhorias significativas em pouco tempo.

  Uma equipa que usa o treino funcional e em circuito é a Juventus.
  No treino aqui observado tem os seguintes pontos orientadores:
- Trabalho da região core (região que quando trabalhada dá um incremento da estabilidade do corpo);
 - Alongamentos dinâmicos (segundo muitos autores são os alongamentos mais eficientes e podem ser usados não só para a melhoria da amplitude articular mas também como forma de aquecimento, sendo mais ou menos específicos);
 - Força excêntrica (A fase excêntrica do exercício acontece quando existe um alongamento muscular, mas ainda estamos a aplicar uma grande tensão no músculo, como quando descemos lentamente a barra sempre a controlar o movimento. Este tipo de treino tem várias vantagens como o incremento da força muscular. Este tipo de trabalho pode também ser feito com o auxilio de aparelhos, como por exemplo exxentric kbox  );
  -  Trabalho com elásticos (o trabalho com elásticos tem uma grande vantagem que é a amplitude articular que permite durante o exercício; outro beneficio é o aumento da velocidade de execução, resultante do aumento da resistência à medida que se estica o elástico);
 - Treino propriocetivo (entenda-se por propriocepção a capacidade de reconhecer os vários segmentos corporais e alterações que eles sofrem, assim o treino propriocetivo promovem uma maior capacidade de equilíbrio e reconhecimento corporal).

 Em suma, o treino em circuito traz várias vantagens que são benéficas ao futebol:
  -a melhoria cardiovascular e ao mesmo tempo a capacidade de ter exercícios que trabalham as fibras rápidas extremamente importantes no futebol;
 -a variedade de exercícios tonifica e fortalece o corpo globalmente;
 -a variedade anterior citada, provoca estímulos diferentes que fazem com que o corpo tenha necessidade de se adaptar constantemente não havendo assim estagnação durante o treino;
 -permite efetuar trabalho especifico e de condição mais geral na mesma unidade de treino

 -e por ultimo mas não menos importante, é uma maneira de trabalhar a condição física sem um grande dispêndio de tempo.

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