Reestruturação do Campeonato de Portugal

AS CONFERÊNCIAS DE IMPRENSA E OS COMENTADORES SABEDORES







As conferências de imprensa não servem apenas para tentar adivinhar futuros competitivos, para falar sobre erros na arbitragem e outras insignificantes questões que possam surgir. É preciso apelar ao lado bom do futebol, à melhoria do mesmo! É pena haver tanta discussão dos factos, tanta queixa, tanta acusação. É pena os clubes no nosso país preocuparem-se mais com a derrota dos outros do que com as próprias vitórias. É pena em Portugal só haverem 3 clubes na 1a liga. Fico triste em ver sessões de discussão futebolística, em que temos 1 moderador e 3 comentadores, 1 para cada grande. Em Inglaterra há disso? Pois não, lá vive-se o futebol. Se queremos copiar alguém, não copiemos a liga do Barcelona e do Real Madrid... enganei-me, a liga Espanhola. Porque não começar a perceber que os clubes supostamente mais pequenos também podem crescer, desde que não lhes cortem as pernas? Perceber que isso só seria benéfico para o futebol português? Terminaria com o relaxamento dos grandes, grandes esses que se fossem estimulados a ser mais competentes cá dentro, também o seriam lá fora. Não dêm asas às queixas de arbitragem. Torna-se ridículo, com esta disparidade de orçamentos, haver resultados justificados simplesmente na arbitragem. O futebol é um espetáculo que merece ser admirado e não discutido desnecessariamente.

É só um desabafo de alguém que gosta do futebol por sí só...

Outro tema importante e mais recente, do qual queria falar, são os sabedores de futebol que comentam em programas desportivos nos grandes canais televisivos. Sabedores esses que põem “no banco de suplentes” pessoas formadas na área. Sabedores esses que discutem temas como “o guarda redes sofreu um frango e devia ter defendido a bola de forma XPTO”, e muitas vezes mesmo fazendo a antevisão de um jogo, porque para eles é fulcral que guarda redes vai jogar e é isso que vai decidir o jogo!

Tenho uma sugestão para os guionistas dessas mesas redondas e esses comentadores completamente conhecedores do futebol! A minha sugestão é… falem de futebol. Simples mesmo, até parece fácil. Falem do desenvolvimento desta modalidade, do desenvolvimento que está a ter em países como a Islândia, da aposta gigantesca que está a ser na China, da potência que a seleção portuguesa se está a tornar e de como os clubes portugueses não acompanham esse crescimento. Estes, continuam a criar a matéria prima e a deixá-la ir para outras ligas porque a liga portuguesa não sai da cepa torta. Falem destes temas, debatam e queiram ser úteis para a modalidade em Portugal. Deixem as mesquinhices e os clubismos de lado. Sejam originais e arranjem temas decentes para falar, não se acomodem nem queiram massacrar em coisas que são “peanuts” no futebol.

Há respostas que os amantes do futebol procuram que vão para além dessas questões que são abordadas frequentemente.

Comentários