Reestruturação do Campeonato de Portugal

UM CLUBE É DO TAMANHO DA SUA ALMA!



Agora que assentaram as poeiras daquelas noites mágicas, é importante dar a importância merecida aos que mais lutaram pelo sucesso. Como muita gente diz, “O Natal é todos os dias”, porque há quem só se lembre de certos sentimentos e momentos quando chegamos a essa época. Os feitos dos “pequenos” no futebol também tendem a ser esquecidos rapidamente.
Pois bem, falo do Caldas da Rainha, sim! Estive a ver um documentário da Sport TV em que eles apelidaram de Mata Encantada ao campo do Caldas e diziam que ninguém passa na Mata, onde pude também assistir a declarações dos jogadores que me impressionaram. Assim, quero deixar a relevância que este acontecimento tem, na minha opinião, para o futebol em Portugal.
Um clube com mais de 100 anos de história, pois é, foi fundado em 1916. O velhinho de Leiria chega agora às meias finais da prova rainha em Portugal, e que mágico foi todo o caminho até aqui! É a beleza da taça de Portugal…
Observando mais pormenorizadamente esta equipa, podemos ver algumas das suas caraterísticas. Uma equipa técnica portuguesa, o treinador principal é José Vala (45 anos), com um plantel de 24 jogadores. Destes 24 jogadores, 2 brasileiros, 1 cabo-verdiano e 21 portugueses… é verdade 21 portugueses, que ORGULHO! A média de idades desta equipa é 25,07 anos, a média de alturas é 1,78m e de peso é 70 Kg. Impressionante, não?
Neste momento, “os Pelicanos” encontram-se numa posição tranquila e estável da série D do CPP. No percurso da taça de Portugal, o Caldas eliminou equipas tão vareadas como o Lourinhanense, o Olímpico Montijo, o Cesarense, o talentoso Arouca, a histórica e já vencedora da competição Académica de Coimbra, e nos quartos de final o audaz e honroso derrotado Farense. No campo da Mata está instalado um verdadeiro ambiente de magia… Ninguém passou na Mata, foram 4 as equipas a perderem na “Mata”, incluindo Arouca e Académica.
O Caldas vai defrontar o Desportivo das Aves nas meias finais da prova, o que promete uma grande eliminatória a duas mãos. O Caldas pode marcar lugar numa final histórica para o clube! Mas independentemente do que acontecer, o desempenho desta equipa será eternizado na história do clube. Espero que esse mesmo desempenho também seja relembrado e sirva como exemplo para tantos outros clubes portugueses e na mentalidade dos seus adeptos e torcedores.
Um clube é do tamanho da sua alma! Dentro de campo é que se joga, e no campo, são 11 para 11. O futebol engloba mais do que uma tática dada na palestra e da preparação em si (que é muito importante). O futebol envolve também um ambiente, um espirito e um estado psicológico no que toca a quem está dentro do jogo. Esta é a magia do futebol, e o Caldas está a dar voz a essa magia… mostrando a magia da Mata Encantada!

Comentários