Reestruturação do Campeonato de Portugal

Em 1º lugar sejamos Portugueses



Durante a semana que passou assisti a alguns episódios que me deixaram bastante incomodado, não só em termos futebolísticos, mas principalmente por ver como a nossa sociedade é tão fanática por certas coisas, que não consegue ver que o que “defendem” está a ser a destruição do nosso futebol.
            
Esta semana que passou foi péssima para os clubes Portugueses na europa, vi-mos um Porto sem argumentos em casa para um poderoso Liverpool, o mesmo aconteceu no Velódrome, com o Marselha a destruir o Braga, a única exceção foi no Cazaquistão com a vitória do Sporting. Estes resultados deixaram-me bastante incomodado, porque estamos a assistir a um foço enorme entre as nossas equipas e os gigantes europeus, e note-se que apesar de o Liverpool e o Marselha serem duas fantásticas equipas, não são as maiores da europa, nem perto. Um dos fatores que provoca esta diferença enorme são os orçamentos de cada equipa e como é evidente os clubes Portugueses não são propriamente, em termos europeus, os que têm maiores orçamentos.
           
Se é extremamente difícil singrar na europa contra estas fantásticas equipas, a nossa sociedade não ajuda em nada. Deparei-me esta semana, principalmente nas redes sociais, com indivíduos a gozarem com a derrota do F.C.Porto, por serem Sportinguistas, Benfiquistas, ou de qualquer outro clube, e os Portistas para se defenderem foram buscar derrotas pesadas dos seus rivais na europa, isto é triste e revoltante para o nosso país, porque se esquecem que ainda este ano tivemos a possibilidade de ter 3 equipas Portuguesas na Champions, e para o ano no máximo irão 2.
            
Algumas desculpas que ouvi para quererem que equipas estrangeiras vençam as nossas, é o dinheiro que está em jogo, “Se não ganharem, também não ganham dinheiro para isto e para aquilo e para o ano não são tão fortes”. Pois é meus caros, mas se não tivermos bons resultados, menos equipas iremos ter na europa, e do mesmo modo menos dinheiro vamos ganhar, quer seja o nosso clube ou o nosso rival, pois nem à fase de grupos vamos chegar, e em vez de 5 contra o Liverpool, vamos levar 8.
           
Se os nossos rivais estiverem mais fortes para o próximo ano, melhor, mais fortes teremos que ser para os vencer, melhores jogos teremos no nosso campeonato, e, por conseguinte, mais fortes estaremos na europa, e mais longe poderemos chegar.
            
Já chega, somos nós, a nossa sociedade que está a destruir o futebol, se os grandes não têm escrúpulos, se só lhes interessa confusão, se só sabem prejudicar o futebol, se não sabem dar o exemplo, teremos de ser nós a dá-lo, pois apesar de sermos “pequenos” todos juntos conseguimos, este europeu foi exemplo disso. Se os media só querem prejudicar o futebol, não deixemos que nos influenciem.
           
Pensem, não critiquem os nossos jogadores, treinadores… que estão lá fora por estarem a ter más prestações ou por terem saído de clubes rivais, apoiem, pois são eles a cara do futebol de Portugal no mundo, são eles que mostram o que nós valemos, são eles que mostram o porquê de sermos Campeões Europeus, são eles que merecem o nosso apoio.
           
Irei sempre apoiar um clube Português na Europa e no Mundo, quer seja o meu clube ou rival do meu clube, do mesmo modo irei sempre apoiar os atletas e treinadores Portugueses que estão lá fora, porque antes de ser de qualquer clube, sou PORTUGUÊS, e amo o futebol.   

Texto de Rui Costa.


Comentários