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Na formação de miúdos de tenra idade, é importante a
correção e o feedback positivo em tudo o que envolve um ato por parte do atleta
no âmbito do treino. Seja para uma ação direcionada para a prática no
exercício, ou para uma atitude em termos de valores morais no que toca à
formação do atleta, tem de haver um acompanhamento e uma intervenção positiva/
construtiva por parte do treinador.
Neste âmbito e para o melhor resultado desta intervenção,
tem de se saber lidar com fatores que tornam esta intervenção muito importante
no consciente destes mini- atletas. São necessárias as noções de contexto,
timing e direção certas para essa intervenção.
Vejamos o seguinte exemplo prático:
Em determinado momento do treino, teremos miúdos que estarão
a ter um rendimento proveitoso devido ao alto empenho demonstrado, assim como
poderemos ter miúdos com um mau desempenho no treino (que não prestam atenção
às intervenções e feedbacks que vão sendo dados e com comportamentos que põem
em causa o desempenho dos colegas). Haverá uma altura em que a solução passará
pelo método do castigo, como por exemplo, um miúdo ficar dois minutos sentado
no banco sem fazer parte da(o) “peladinha”/ jogo formal (que por norma é a parte
que os miúdos mais gostam). Esta medida pode fazer com que o miúdo perceba que,
devido ao seu comportamento e desempenho, ficou por momentos de fora da melhor
parte do treino e que há uma relação simbiótica entre o atleta e o seu
treinador. Poderá perceber que conseguirá o melhor do treino, dando o melhor de
si ao seu treinador! Importa agora tocar num ponto fulcral… Se, passados um ou
dois treinos, houver o mesmo tipo de atitudes e empenho por parte de um outro
atleta e o treinador não exercer o mesmo tipo de repreensão/ castigo que foi
exercido anteriormente (porque, por exemplo, excluindo este atleta não haveria
um nº de atletas adequado ao que pretendia do exercício), poderá causar um
efeito negativo no consciente do atleta anteriormente castigado e perder a
admiração do mesmo. Penso que é melhor perder-se qualidade no funcionamento de
um exercício para aquilo que pretendíamos dele, do que perder a admiração de um
atleta. Os miúdos tendem a dar muita atenção às promessas (por exemplo, aquele
rebuçado prometido que premeia um bom treino) e às (aos) repreensões/ castigos
(quando são acompanhados de uma explicação do erro, um porquê da repreensão e o
respetivo meio para a melhoria). O enfase dessa atenção recai principalmente
sobre a igualdade com que são feitas as promessas, repreensões, elogios ou
feedbacks construtivos, para todos os atletas.
É uma gestão difícil, não só pela ginástica mental que se
tem de ter para ter em atenção vários momentos, mas também pela gestão de
diferentes egos e personalidades, nesta idade tão imatura, o que requer um
cuidado constante. É preciso ser paciente, ter capacidade de encaixe e
versatilidade nos argumentos usados para a reação a causar, de criança para
criança. Além de tudo isto, é necessária uma base de dados constante na memória,
de forma a conseguir essa igualdade e consistência nos feedbacks dados.
Texto de Nautilio Ribeiro.
Texto de Nautilio Ribeiro.
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Comentários
Excelente trabalho! Nada a acrescentar! Um abraço
ResponderEliminarMuito obrigado sr. Alcides, é com muito gosto que recebemos a sua opinião e visita no nosso blog. Um grande abraço!
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